fbpx

Shiva Lingams

Shiva-lingam

De acordo com o Brahmanda Purana, o Shiva Lingam era originalmente em forma de ovo, representando o universo. Ele é chamado de Brahmanda, o ovo cósmico (uma das traduções aproximadas para Brahman é “cosmos” ou “expansão” e anda significa “ovo”).

Os Upanishads, uma das escrituras sagradas do Sanatana Sharma (popularmente conhecido como Hinduísmo), fala de Hiranyagarbha que significa “feto dourado” ou “ventre dourado”.

A ideia de um ovo cósmico também está presente nas culturas Grega e Egípcia que surgiram posteriormente.

O Shiva-lingam também é a união e energia criativa.

Alguns lingams são inseridos em uma base cilíndrica conhecida como yoni , traduzida do sânscrito como vagina. Algumas referências entendem esses Shiva – lingam como a união dos pólos complementares, masculino e feminino.

Num nível mais sutil, o Shiva Lingam é a união de Prakriti (energia) e Purusha (consciência).

O Shiva-lingam é feito de três partes, representando a Trimurti (Brahma, Vishnu e Shiva).

A parte que toca o chão representa Brahma e a criação do universo, a parte do meio representa Vishnu e significa  preservação do universo, enquanto que a parte de cima significa a destruição e transformação do universo, sendo representada por Shiva.

O Shiva Purana descreve o lingam como um pilar de luz e fogo do qual a base e o topo são impossíveis de alcançar. Lingams que representam esse pilar de luz são chamados de Jyotir lingams. Existem doze Jyotir lingams na Índia, eles são os lingams mais reverenciados. Todos os Jyotir lingams estão localizados em lugares onde Shiva apareceu como um pilar de luz. Cada um deles possui o nome da deidade que lá vive; cada uma dessas deidades representa um aspecto diferente de Shiva bem como um tipo de energia diferente.

Existem também os Swayambhu lingam, que são auto criados ou lingams naturais, descobertos nos mesmos lugares onde agora estão. A maioria deles são pedras com um formato oval, ao redor desses lingams, templos foram construídos. Manusi lingams são os lingams feitos por seres humanos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *