fbpx

Prato de arati, para que serve?

Para que serve o prato de arati ?

 

Você conhece o famoso prato de arati ou também conhecido como prato de puja? Se não, está no lugar certo para saber um pouquinho desse prato tão auspicioso e que faz parte de um ritual milenar.
O seu nome representa a renuncia do ego a Deus, sendo assim ” arati” significa concluir sendo um ato final de um ritual de adoração. Para fazer o ritual védico e utilizado cinco elementos, nos quais depende para qual divindade esta sendo a adoração: Terra, Água, Fogo, Ar e Éter

No momento do ritual  acontece a circulação de um “prato Aarati” em torno da divindade , fazendo com que a “lâmpada” adquiri o poder da divindade e logo depois essa “lâmpada” circula para todos os presentes. Quando este ritual é feito dentro dos templos o fogo que é colocado ao redor da divindade é para iluminar a face do divino, assim, garantindo  que o devoto veja a beleza e esplendor da divindade. Esses elementos são oferecidos com a mão direita, de forma circular, horária, nas quatro direções com a entoação de cantos devocionais hindus específicos.

Segue abaixo a explicação dos objetos utilizados na adoração:

Flores : Representam a terra, no caso a sua solidez

A água: Representa a ÁGUA fluidez

A lamparina:  Representa o FOGO calor

As penas do pavão : Representa o AR movimento

Calda de Yak: Representa de ÉTER espaço

O incenso na cerimônia:  representa o estado do espírito purificado.

Enfim, esses rituais utilizando o prato de arati trás a ideia que as nossas atividades diárias elas estão em torno de Deus, mostrando que o entendimento de que as atividades mundanas de rotina são secundárias.

Namastê 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *