fbpx

Jala Neti, uma pratica poderosa para o Outono e Inverno.

Jala Neti Kriya

 

Jala neti é uma das seis técnicas de purificação, chamada de shatkarma, no Hatha Yoga Pradipika. O termo em sânscrito é literalmente traduzido como “limpeza com água.”

Jala neti é uma técnica antiga usada por yogis para limpar as vias nasais. Essa técnica também é popularmente conhecida como neti.

A pratica de jala neti envolve o uso de um pote de neti ou lota, como também é conhecido, preferencialmente feito de cobre, com água filtrada em temperatura ambiente e uma colher rasa de chá de sal. A água deve passar pelas narinas para que a limpeza ocorra, a boca deve permanecer aberta.

Idealmente, a técnica deve ser aprendida com um professor de yoga devidamente capacitado. Jala neti pode ser praticada todos os dias de manhã, preferencialmente em jejum.

Entre os vários benefícios de jala neti, se destacam:

  • alívio imediato de problemas respiratórios, como sinusite, alergias, asma e rinite alérgica.
  • pode auxiliar na cura de problemas nos olhos e ouvidos, tais como, certos tipos de deficiência auditiva, miopia e zumbido nos ouvidos.
  • algumas técnicas de jala neti auxiliam no trato de infecção de garganta
  • ajuda a aliviar dores de cabeça e enxaquecas
  • diminui sintomas causados pela apneia do sono

 

Com a chegada do Outono e do Inverno, pessoas que sofrem de problemas respiratórios sentem uma piora significativa em seus problemas de saúde, tais como sinusite e rinite. A Lota, ou Neti como também é conhecida, pode ajudar a amenizar esses problemas.

Uma respiração saudável e equilibrada contribui para uma mente saudável e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *