fbpx

Durga Devi

Durga é a mãe cósmica universal, adorada por milhões de Indianos e devotos de outras nacionalidades, Durga é uma mãe amorosa para com seus devotos e uma inimiga terrível para aqueles que agem de forma não virtuosa. O nome Durga significa invencível, ela é constantemente invocada para proteção e vitória em situações difíceis.

Durga surgiu quando o asura Mahishasura, após ter ganhado as bençãos de Brahma depois de extremas penitências, e ter sido tomado por ganância, passou a atacar os três mundos. Mahishasura conquistou o boon de que ele jamais poderia morrer através das mãos de homens ou animais, no entanto, Brahma o advertiu que ele morreria através das mãos de uma mulher, cego por causa de sua ganância e extrema arrogância, Mahishasura ignorou a advertência de Brahma e prosseguiu com seus ataques aos mundos dos homens, reinos celestiais e infernos.

Os devatas decidiram declarar guerra a Mahishasura, mas devido ao boon que este havia obtido de Brahma, derrotar Mahishasura se tornou uma tarefa impossível. Em busca de ajuda e orientação, os devatas decidiram solicitar a ajuda de Vishnu. Após ponderarem sobre a situação, Vishnu, Brahma e Shiva criaram Durga.

Durga Devi lutou com Mahishasura por quinze dias, Mahishasura se transformou em diferentes animais durante esse período, finalmente, Mahishasura se transformou num búfalo. Durga atacou Mahishasura com um tridente, colocando um fim a existência maligna das atividades malignas de Mahishasura.

Durga pode ser adorada todos os dias, mas é nas terças e sextas-feiras que sua energia se faz mais presente. Para se conectar com Durga, podemos entoar o mantra ॐ दुं दुर्गायै नमः (Om Dum Durgaye Namaha) 108 vezes ou mais com um mala de rudraksha ou cristais. Durga é extensivamente adorada durante o Navaratri, que geralmente ocorre em outubro.

Externamente, Durga nos ajuda a superar toda a sorte de obstáculos, e internamente, Durga nos ajuda a superar o medo e outras limitações ao nosso progresso espiritual, assim como Kali, umas de suas mais famosas manifestações, Durga é um aspecto mais feroz e ativo da Grande Mãe, Shakti.

A imagem de Durga se tornou um ícone de força e superação, com sua beleza hipnotizante e poder, seja como objeto devocional ou como objeto de decoração, Durga, a invencível, está sempre receptiva a todos que buscam sua ajuda com sinceridade e devoção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *